quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Polícia Federal


Administrativos-PF: 3 mil vagas. 2º e 3º graus. Projeto já vai seguir para o Planejamento

O concurso para até 3 mil vagas nos níveis médio e superior na área administrativa da Polícia Federal (PF) caminha para ser realizado já no próximo semestre. O projeto que restrutura a carreira administrativa do órgão e cria as vagas que serão preenchidas por meio do concurso está sendo analisado no Ministério da Justiça e deve seguir nos próximos dias para o Ministério do Planejamento, como informou na última segunda-feira, dia 7, a presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SinpecPF), Hélia Cassemiro.

De acordo com Hélia Cassemiro, o projeto prevê a criação de 2 mil vagas de técnico-administrativo, de nível médio, com vencimentos iniciais de R$2.656,58, e mil de analista técnico-administrativo, de nível superior, com iniciais de R$2.792,89.
A presidente do SinpecPF explicou que as vagas de nível superior serão distribuídas por diversas especialidades, como administrador, economista, analista de sistemas, contador, assistente social, odontólogo, psicólogo, médico, educador física, entre outras. Já as de técnico-administrativo terão como requisito apenas o nível médio completo.

Helia Cassemiro afirmou que é necessário que o projeto siga imediatamente para o Ministério do Planejamento e logo depois para o Congresso Nacional, para que seja aprovado a tempo do concurso ser autorizado e realizado antes do período eleitoral (terá início em 3 de julho), permitindo assim, que o provimento das vagas aconteça ainda no ano que vem. "Não pode ser de outro jeito. Senão a Polícia Federal entra em colapso. A área administrativa está no limite extremo da carência", alertou.

Segundo ela, a área de apoio da PF conta com menos de três servidores efetivos para um quadro de mais de 15 mil policiais. "Normalmente a quadro da área de apoio tem que ser maior. No FBI é o dobro da área fim." Outro problema, de acordo com Hélia Cassemiro, é o alto índice de terceirização. "Todas as delegacias do Sul estão funcionando com terceirizados", exemplificou ela, afirmando que esse tipo de situação também acontece em atividades essenciais como a de emissão de passaportes. "Está comprometendo a segurança pública", lamentou.

Em entrevista no mês de junho, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles, afirmou que há um entendimento com o Ministério do Planejamento para que a seleção seja autorizada no início de 2010. Também com exclusividade, poucas semanas depois, o diretor de Gestão de Pessoal da PF, delegado Joaquim Mesquita, confirmou a expectativa. "Acho que está nesse encaminhamento mesmo. Temos uma demanda realmente muito grande por servidores da carreira administrativa. Estamos ansiosos para que haja a autorização para a realização desse concurso", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário